- Área: 411 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Avitá, Belas Artes, Cia de Iluminação, Dix Metais, Lumisystem, Marvelar, Parquet SP, Systemaq, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um vasto programa a ser cumprido, a Casa MMS, foi construída através de um sistema estrutural misto (concreto armado e estrutura metálica), uma vez que o cliente nos procurou com a intenção de realizar uma residência com soluções simples e de rápida execução. Para isso, dividimos o já referido programa em 4 pavimentos que coincidem com a divisão setorial da casa: o subsolo se configura como setor de serviços, o térreo e o último pavimento como setores sociais e de convivência e o primeiro pavimento como setor íntimo.
A partir da implantação centralizada no lote e da determinação de um eixo central de circulação vertical, concebemos os espaços de convivência de forma integrada buscando estimular as interações sociais dos moradores. Visando o maior conforto, maximizamos a captação de luz natural, ventilação e o contato com o exterior em todos os ambientes, que ora se abrem para a rua na altura da copa das árvores, ora se abrem para uma área externa com um jardim tropical.
De caráter lúdico, a fachada de tijolos aparenta se decompor conforme o final da edificação e, em contraste a austeridade do tijolo, os acessos e aberturas são bem definidos a partir da utilização de molduras em chapa de aço coloridas.
A sala possui piso em madeira de demolição rústica e é decorada com diversos exemplares originais de designers brasileiros dos anos 50 e 60, tais como Jorge Zalszupin e Sergio Rodrigues.